Será que vou voltar a ganhar peso?

Será que vou voltar a ganhar peso?


Voltar a engordar depois de um período de perda de peso bem sucedido é, infelizmente, uma situação bastante comum. Os estudos científicos que analisam esta situação reportam que, em média, mais de metade do peso perdido é recuperado no espaço de 2 anos e cerca de 75% desse peso volta a aumentar passados 5 anos.

Esta é, sem dúvida, uma das grandes preocupações das pessoas quando iniciam um programa de emagrecimento.

O que queremos com o post de hoje é, por um lado, demonstrar o que pode esperar com o programa FIT6 e por outro lado, deixar algumas dicas indispensáveis para manter o peso, após ter terminado o programa.

O programa FIT6 é um programa de perda de peso, que se baseia numa alimentação natural. Neste programa, são excluídos alimentos ricos em gordura processada, açúcares, farinhas refinadas, bebidas alcoólicas, e promove-se a inclusão de alimentos mais naturais. Inicia-se com uma etapa de desinflamação, seguida das etapas de emagrecimento, e termina com uma etapa de manutenção. Está assim desenhado para evitar o efeito iô-iô.

É normal que se sinta um pouco assustado ao iniciar um programa de emagrecimento. As mudanças estão inerentes e são cruciais, mas não podemos esperar resultados quando o nosso comportamento é o mesmo!

Gradualmente, verá esta alimentação transformar-se num modo de vida, que segue sem esforço e que até estranha quando não a faz!

O período de tempo em que está no programa é um período de reeducação alimentar. O objetivo é que haja uma efetiva mudança de hábitos alimentares.

Durante a manutenção faz-se uma adaptação gradual, da sua alimentação. Pretende-se que possa comer de tudo, com peso e medida, e sem afetar os resultados obtidos.

Se cumprir todas as recomendações do programa, o objetivo dos 5, 10, 15, ou 20 kg podem ser atingidos.

E depois? “Será que vou conseguir manter este peso atingido?” É uma pergunta que surge em muitos dos nossos Fits!!!

Muitos de vocês reconhecem, no programa FIT6, não apenas a perda de peso propriamente dita, mas também a mudança de hábitos alimentares e da tomada de consciência da importância que uma alimentação saudável tem na saúde e no bem estar. E é disso que se trata este programa! Um programa que assenta nos princípios da perda de peso e em estratégias de reeducação alimentar, e promoção de estilos de vida saudáveis. Só assim se torna fácil garantir a manutenção dos resultados obtidos.

Não adianta dietas restritas, se não houver educação alimentar…. Não adianta restrição alimentar se durante o percurso não se tomar consciência dos malefícios dos alimentos processados, ricos em gordura e açúcar. Não adianta nenhum programa de emagrecimento sem REEDUCAÇÃO ALIMENTAR, porque se assim não for…os hábitos antigos regressam e o peso voltará a aumentar.

Não pode encarar este processo como um mero meio para atingir um fim, aplicado num curto espaço de tempo!

Manter o peso é um processo que requer paciência e que deve ser encarado como um compromisso a longo prazo.

Como tal, deixamos outras dicas úteis para garantir que não recupere o peso perdido:

  1.  Mantenha os princípios alimentares que aprendeu durante o programa- abdique os alimentos processados, farinhas refinadas, gorduras processadas e açúcares, entre outros, da sua alimentação diária, e prefira os alimentos naturais, ricos em proteína, gorduras saudáveis e fibra.
  2.  Moderação é a palavra de ordem- Se tiver uma ocasião especial, não precisa de se privar do que come. Aproveite o momento, e controle as quantidades. No dia seguinte volte à rotina habitual.
  3.  Prefira alimentos ricos em proteína, que lhe confere mais saciedade e hidratos de carbono como o arroz, quinoa, aveia.
  4. Substitua o sal pelas ervas aromáticas e especiarias, como salsa, orégãos, coentros, curcuma, gengibre, pimenta cayena, alecrim, etc. Dê sabor e nutrição aos seus pratos. Alimenta o paladar é alimentar a alma!
  5. Coma devagar e mastigue bem os alimentos. Este truque permite, em primeiro lugar, saborear e dar resposta à nossas necessidades sensoriais. Além disso, quando mastigamos devagar, damos tempo a que o nosso cérebro perceba que estamos a fazer uma refeição e emita os sinais de saciedade no momento certo. Ou seja, antes de estar enfartado.
  6. Mantenha as estratégias de auto controlo que entretanto desenvolveu: Faça lista de compras e planifique as suas refeições semanais; faça um diário alimentar. Estas estratégias permitem que mantenha maior controlo sobre o comportamento alimentar.
  7.  Vá vigiando o seu peso com regularidade.
  8. Não descure da água- Uma boa hidratação é fundamental para que controle melhor a fome e que tenha maior energia e vitalidade.
  9. Mexa-se!! O exercício físico regular é fundamental para que possa garantir a manutenção do peso.

Alimentação saudável não é dieta, é um estilo de vida.